23 maio , 2012

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo J. Demito comemora o Dia Nacional do Calcário Agrícola. A lei 12.389/11 foi instituída e publicada no Diário Oficial de 4 de março de 2011 e o Dia do Calcário passou a ser comemorado em 24 de maio. A data foi escolhida em homenagem ao diretor executivo da Abracal (Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola), Fernando Carlos Becker. A lei tem como objetivo conscientizar o produtor rural sobre a importância da calagem na agricultura.

O calcário é o nome dado rocha que contém predominantemente  carbonato de cálcio e/ou magnésio. Após extraído das  minas é  tratado adequadamente e   passa a ser considerado “corretivo de solo”, se estiver dentro dos parâmetros do Ministério da Agricultura. O mesmo é utilizado para neutralizar a acidez do solo para que então fique em estado ideal para o plantio. Quando a composição do mineral tiver mais concentração de MgO (acima de 5,0%) e CaO (25% a 32%), ele é conhecido como calcário dolomítico, bastante recomendado para a correção do solo por oferecer a quantidade ideal de cálcio e magnésio.

A calagem também evita o desmatamento, fazendo com que o solo possa ser reaproveitado para a plantação e pastagem, evitando a abertura de novas áreas de terra e a queima da vegetação. Além disso, o procedimento de aplicação do calcário aumenta a fertilidade e consequentemente, a produtividade da plantação. No caso do calcário dolomítico comercializado pelo Grupo J. Demito, pode haver um aumento de até 25% da produtividade da lavoura.

A aplicação do calcário no solo também potencializa o efeito dos fertilizantes e neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e do manganês, resultando em maior qualidade do produto. Para que se inicie a calagem, uma análise do solo deve ser feita para identificar a acidez. Se o PH for inferior a 6,0% é indicado o uso do calcário para a recuperação de nutrientes da terra. O agricultor deve fazer a aplicação 90 dias antes do início da plantação e em alguns casos, a subsolagem é recomendada. Aproveite o Dia do Calcário Agrícola para conhecer mais sobre o minério totalmente benéfico para pastos e plantações. Acesse www.diadocalcario.com.br e tenha acesso a todas as informações.

Voltar
Top