17 janeiro , 2014

Foram implantados painéis fotossensíveis no quintal da chácara particular de Jeremias Demito, diretor do Grupo J. Demito, que convertem a luz solar em energia elétrica para uso da própria residência e vizinhança. A implantação é nada mais que um teste inicial para futuras instalações nas empresas do Grupo, conhecido por suas aplicações sustentáveis.

A técnica é conhecida como energia fotovoltaica. Regulamentada pela ANEEL em 2012, ainda é pouco difundida no Brasil, e a propriedade de Jeremias em Araguaína é a primeira instalação no Estado do Tocantins. O sistema funciona à base da luz solar, abundante no norte e nordeste do país, e cada residência é capaz de gerar mais energia que consome, de forma que o excedente seja captado pela concessionária de luz e distribuída na rede para o uso dos demais usuários da região. “As instalações feitas no quintal da casa da chácara do Sr. Jeremias são capazes de gerar energia equivalente ao consumo de até seis casas de quatro pessoas, uma vantagem e tanto à população e ao meio ambiente”, declara Wanderlei Serodio, diretor técnico da Jovic Engenharia, empresa responsável pela implantação do projeto.

Segundo Jeremias, a iniciativa requisitou um investimento de R$ 60 mil que deve levar de 5 a 8 anos para ser recuperado. Para ele, o benefício maior é a preservação ambiental que a ação gera e revela “Vamos mensurar os resultados durante os próximos 2 meses, passado esse período vou me empenhar em popularizar essa atitude aqui no Estado e instalar placas também nas empresas do Grupo J. Demito”.

Com essa atitude o Grupo J. Demito ampliará suas ações em defesa do meio ambiente e continuará propagando a consciência sustentável.

Voltar
Top