5 dezembro , 2016

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou nesta sexta-feira (2/12) que o Japão abrirá o mercado para a carne bovina brasileira. De acordo com a pasta, o ministro Blairo Maggi recebeu a confirmação do vice-ministro de Assuntos Internacionais do governo japonês, Hiromichi Matsushima. Os dois se encontraram no México, na Conferência da Biodiversidade (COP 13).

“Faltam apenas resolver algumas questões burocráticas no Ministério da Saúde do Japão”, disse o vice-ministro japonês, de acordo com a nota divulgada pelo governo brasileiro. A abertura de mercado deve valer tanto para o produto in natura quanto para o processado.

Em contrapartida, o Japão pediu ao Brasil a habilitação de estabelecimentos para exportar carne in natura de gado Wagyu para o mercado brasileiro. Segundo o Mapa, Blairo Maggi respondeu que não há restrições a esse comércio e se comprometeu resolver a questão o mais rápido possível.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, o Brasil deve ter acesso ao mercado japonês em frutas e produtos para animais de estimação. O ministro Blairo Maggi se comprometeu a enviar informações complementares sobre manga e melão.

“Também serão priorizados, naquele país, entendimentos para a exportação de abacate. Em julho do ano que vem, haverá o 3º Diálogo Agrícola com o Japão sobre Agricultura e Alimentos”, informa o Ministério.

Voltar
Top