2 junho , 2016

Problemas climáticos afetaram a safra, que deve crescer 1,3% no ciclo 2015/2016

A perda de produtividade da safra de soja e a queda na produção de algumas culturas levaram a um recuo no PIB Agropecuário no primeiro trimestre do ano, de acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas nesta quarta-feira (1/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB da Agropecuária caiu 0,3% na comparação com o quarto trimestre de 2015. Em relação ao primeiro trimestre de 2015, o recuo foi de 3,7%.

“A soja tem o maior peso na colheita brasileira. Ela está com crescimento no ano, mas a aérea colhida está crescendo mais. Isso significa perda de produtividade. Apesar de a soja ter crescido no ano, teve perda de produtividade”, explica Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais.

Problemas climáticos nas principais regiões produtoras prejudicaram o rendimento da safra. A expectativa é de alta de 1,3% na produção de soja, mas a área plantada cresce 3,1% no ano. Além disso, são esperados recuos importantes para a produção de milho (-5%), fumo (-20,9%) e arroz (-7,6%).

“Este ano, a expectativa para a agropecuária é baixa e já tem a condicional da perda da produtividade. Ela realmente vinha crescendo mais antes, puxada pelo crescimento alto da soja”, lembrou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Fonte: Revista Globo Rural

Voltar
Top