3 novembro , 2016

Com clima a favor, o plantio do milho safrinha 2016/2017 em Mato Grosso deve ocorrer dentro da janela ideal, que se encerra no fim de fevereiro, previu o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Se isso de fato ocorrer, a lavoura no atual ciclo estará bem à frente da temporada passada, quando o plantio em fevereiro atingia cerca de 65% da área semeada.

“As boas condições climáticas vêm favorecendo o ritmo dos trabalhos a campo da nova safra de soja e, ao que tudo indica, podem influenciar na hora da colheita”, disse o Imea em relatório semanal sobre os grãos. “Foi estimada a janela de semeadura do milho com base da data de semeadura, do ciclo utilizado nas sementes (precoce, normal e tardio) e a previsão da colheita da soja”, destacou.

O plantio da soja 2016/2017 em Mato Grosso está hoje muito adiantado em relação ao ciclo passado: 68% da área da oleaginosa está semeada, ante 38% em igual período do ano passado, o que explica o cenário favorável para a entrada do milho no campo. Em 14 de janeiro de 2016 Mato Grosso tinha apenas 0,6% da área de milho safrinha cultivada. Em 2016/17 os mato-grossenses devem cultivar com o cereal 4,24 milhões de hectares.

Fonte: Portal Revista Globo Rural

Voltar
Top